o ano do cão e a importância do planejamento
- Rory

- há 2 dias
- 2 min de leitura

"O ano do cão" é um termo usado por Eduardo Feldberg, em seu canal no YouTube chamado Primo Pobre, que ensina de forma cômica as pessoas a quitarem suas dívidas.
Posso começar este blog dizendo que chegou a minha vez. Não poderia ser um ano melhor; já está declarado! 2026 será o meu "Ano do Cão".
Depois de alguns tapas na cara ouvindo alguns trechos do famoso bilionário norte-americano Charlie Munger, entendi a importância de sair da "corrida dos ratos" e ter independência financeira, ou a famosa "liberdade financeira".
Logo no comecinho da minha vida adulta, me vi até os cotovelos em dívidas. Assim que coloquei as mãozinhas no meu primeiro cartão de crédito internacional, gastava com coisas de que não precisava e, ainda pior: comprava tudo em dólar! 🫠
Meu dinheirinho não sobrava ao final do mês e minha fatura crescia como um bebê em fase de desenvolvimento. Ao piscar os olhinhos, já tinha se tornado uma dívida bem "grandinha". 🥲

Se você acha que, ao ficar mais velha, me tornei mais sábia e consciente com o meu dinheiro, a resposta é: não! Conforme a minha vida adulta ia se desenrolando e os problemas adultos me acertavam em cheio, eu recorri às gratificações instantâneas. 🎉
Compras online, cigarros, saídas desenfreadas, bebedeiras sem limites, roupas caras, shows de que não gostava, restaurantes caros, etc.
Sempre recorria a uma válvula de escape para preencher aquele vazio infinito e a falta de pertencimento. Só depois fui compreender que aquilo nunca seria preenchido de fato.
OBS: Se você se encontra em alguma dessas condições, você está em sérios apuros! Seu futuro é bem previsível.
"a pílula vermelha"

Contemplação, gratidão e leitura.
Depois de gastar horrores em brechós e ter o hábito de parcelar tudo em 12 vezes, finalmente escolhi a "pílula vermelha".
Não aguentava mais trabalhar para pagar boletos nem ficar no Instagram triste com aquela sensação de comparação que você deve saber bem como é quando assiste a um vlog de viagem ou de skincare.
Hoje em dia, quando acordo pela manhã, começo o meu dia devagar: contemplando as coisas simples, agradecendo pelo café e observando o horizonte. Nada de redes sociais e acúmulo de informações desnecessárias.
Coloco uma música calma e parto para uma literatura ou qualquer livro que me dê prazer e leveza na alma e no espírito.
Criar bons hábitos está me ajudando a controlar toda essa ansiedade de ter, ser e fazer. E se você chegou até aqui e ainda não está convencido de que precisa de um "Ano do Cão", irei te provar com um único vídeo.
Te desafio a ouvir os 10 primeiros minutos sem chorar.🤭 E não se esqueça de deixar o seu comentário aqui no final.

DESAFIO
Neste ano de 2026, eu tenho uma missão! Chegar ao final dele sem nenhuma parcela ou compras desnecessárias. Sobreviver somente daquilo que já possuo, sem exageros. Quitar todas as minhas dívidas, que já chegam a mais de 40 mil, e guardar o pouquinho que restar como "dinheiro de emergência" para dar aquela "paz de espírito" em algum acontecimento inesperado.
Um desafio extra será este blog, onde pretendo continuar a escrever sobre a minha jornada: acontecimentos, pensamentos, etc.
Obrigada por ter ficado até aqui. 🤍



Comentários